GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA: PROCESSOS FORMATIVOS DOS PROFESSORES E A QUALIDADE DO ENSINO.

Marilza de Queiroz Galvão[1]

Simone Gonçalves Galvão[2]

Viviane Amâncio Queiroz Silva[3]

Jéssika Pereira

 

A partir da tematização Gestão da escola pública: qualidade na educação, nos lançamos a debater sobre os caminhos que concorrem a qualidade desejada ao ensino, consideramos que  um dos percursos necessários passa pelos processos formativos dos professores. Tendo a formação inicial e continuada como os principais elementos a serem observados e considerados na construção dessa valorização. Embasadas no Plano Nacional de Educação (PNE/2014) que visa elevar a qualidade da educação nos próximos dez anos e com especial observância nas metas de doze a vinte (12 a 20), que abordam a valorização do magistério, não apenas na demanda salarial, bem como nos processos formativos ofertados aos professores. Apoiamos ainda em Mizukami 2006, Shulman 1996, GAUTHIER, 2006, Tardif.(2000), entre outros para problematizar como os professores vivenciam e projetam os processos formativos em  sua carreira e como se veem em relação a qualidade da educação tão cobrada via sua atuação docente. Através do questionário  aplicado com professores e gestores analisaremos como estes se percebem em relação a gestão da escola publica.

Palavras- chaves: Valorização do Magistério; Processos Formativos;  Gestão da escola pública.

[1] Discente em Conclusão do Curso de Pedagogia – Faculdade Eduvale – Jaciara/MT.

[2] Discente em Conclusão do Curso de Pedagogia – Faculdade Eduvale – Jaciara/MT.

[3] Discente em Conclusão do Curso de Pedagogia – Faculdade Eduvale – Jaciara/MT.